FIGURAS TRADICIONAIS DO FOLCLORE - lendas


Professora orientadora: Larissa Francine de Oliveira

Estudantes do 7º6 / Turno: tarde

                             Amanda Sadako Tomiyama Galante 


O folclore, do inglês, folk-lore, é a identidade, a tradição e o conhecimento de um povo expressos em lendas, crenças, provérbios, canções e costumes. Minas Gerais é um Estado extremamente rico na variedade desses folguedos e mitos.

Por sua vez, as manifestações folclóricas em Minas têm suas origens nas tradições, usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão guardadas nos objetos de artesanato, na culinária e danças típicas, nas músicas, na linguagem e literatura oral, na medicina popular e nas festas com manifestações populares tradicionais.

Curupira, o protetor das florestas; Iara, a mãe das águas; o caboclinho d'água no Velho Chico; o saci-pererê, como a mula sem cabeça povoam o imaginário popular, além das diversas "noivas" que aparecem em Belo Horizonte, como a do Bonfim e mesmo em Juiz de Fora.

A própria Estrada Real, que ligava Diamantina a Paraty (RJ) recheia a mitologia mineira e seus costumes com a herança dos tropeiros, sobretudo no quesito culinária e a dos garimpeiros e mineradores, devotos de Santa Bárbara. 

Fonte: https://www.mg.gov.br/conheca-minas/folclore 



Wellington Luiz da Silva Domingos


Fellype Fontinelle Alves (desenho digital)




Gabriel Cristiliano Sousa


Kauê Gerson Teodoro Fileto


Maria Eduarda Menezes


Maria Vitória Moreira Silva

Marina Espíndula Gomes